Quem Somos

Quem Somos

A Arenga Filmes é uma coletiva de cinema que surgiu em 2017 a partir do encontro de Ana Carolina Marinho, Anna Zêpa e Luz Bárbara e seus desejos de investigar a presença da mulher nas narrativas cinematográficas bem como de realizar filmes e projetos audiovisuais privilegiando a presença da mulher no processo criativo. Realizamos uma residência artística na Casa Balaio, sede do Coletivo Estopô Balaio, no extremo leste paulistano, em que desenvolvemos oficinas e projetos audiovisuais no bairro Jardim Romano. O curta-metragem “Entre”, primeiro de realização da Arenga Filmes, em parceria com a produtora Bela Filmes, foi contemplado com o Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem 2017 e estreou em competição no 63o BFI London Film Festival (2019). Em 2018 iniciamos a produção do curta-metragem "Adelaide, aqui não há segunda vez para o erro", também contemplado com o Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem. Estamos em fase de finalização do nosso primeiro longa-metragem documentário "Eu (também) não gozei" que foi selecionado no DOC LAB do DocSP em 2018. Em 2021 realizamos o curta "Desacuendando o Acuenda" sobre o Coletivo Acuenda, grupo de drags do Jardim Romano. Temos circulado com os nossos filmes por festivais como BFI London Film Festival, Mostra Tiradentes, Festival de Havana, Festival Mix Brasil e outros.

ARENGA FILMES

Ana Carolina Marinho
Ana Carolina Marinho

Ana Carolina Marinho

Fundadora

Natural de Natal/RN e radicada em São Paulo desde 2011, Ana Carolina Marinho é atriz, diretora, montadora e roteirista. É diretora e montadora do curta-metragem “Entre”; diretora e roteirista do longa-metragem “Eu (também) não gozei” e produtora executiva e montadora do curta “Adelaide, aqui não há segunda vez para o erro” (direção Anna Zêpa). Formada em atuação pela SP Escola de Teatro, é atriz e produtora do Coletivo Estopô Balaio. Trabalha na empresa Bela Filmes e é produtora executiva e roteirista da série “Paulo Freire, um homem do mundo” (direção Cristiano Burlan), coprodução SescTV; roteirista e atriz no filme “Antes do Fim”, coprodução Canal Brasil. Roteirizou e produziu o documentário “Estopô Balaio”. Seu último roteiro de longa-metragem de ficção “A Mãe” foi premiado no 7o Brasil CineMundi - International Coproduction Meeting, foi contemplado pelo Fomento do Cinema Paulista.

Anna Zêpa
Anna Zêpa

Anna Zêpa

Fundadora

Natural de Natal/RN, radicada em São Paulo/SP desde 2009, trabalha em funções distintas nas expressões de cinema, literatura e teatro. É uma das fundadoras da coletiva Arenga Filmes. Como atriz, participou dos longas “Internet, o filme” (Dir Filippo Capuzzi) e “A Mãe” (Dir Cristiano Burlan); e do curta-metragem “Entre” (Dir Ana Carolina Marinho e Luz Bárbara), do qual também assina a produção executiva e que circulou por festivais nacionais e internacionais como BFI London Film Festival, Festival de Havana e Festival do Rio. Colaborou com roteiro e fotografia do longa documental “Eu (também) não gozei” (Dir Ana Carolina Marinho). Dirigiu e roteirizou o curta documentário “Adelaide, aqui não há segunda vez para o erro” sobre e a partir da escritora paulista Adelaide Carraro  (Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Oficial e Júri Popular no CINEMATO - 2021, Melhor Documentário Júri Oficial - FestCurtas Fundaj 2021 e Menção Honrosa na Semana Paulistana do Curta-Metragem 2022). É uma das diretoras, roteiristas e produtoras executivas do curta de ficção “Quando o Amor Não Respira”; e do curta documentário “Desacuendando o Acuenda”. Ambos os filmes transitam pelo universo Draq Queen do Coletivo Acuenda, grupo de teatro Drag do bairro Jardim Romano, em São Paulo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK